Seja Bem Vindo, ao blog RH e T&D

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que sabem
ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender.”
Alvin Toffler

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Estruturação de RH

Estruturar uma organização exige um período de tempo onde possam ser levantados dados para que se defina um processo de administração com objetivo focado na excelência e nos resultados a serem atingidos. Alguma organização de perfil semelhante à empresa estuda nesse projeto, notadamente competem em setores de mudanças tecnológicas, onde as quais são rápidas e constantes para o setor.
Um dos autores estudados,
“Propõe algumas questões que certamente fazem parte desse (re)pensar e que poderão auxiliar os profissionais de recursos humanos a encaminhar novos rumos para suas atividades (Lucena,1995, p58)”.

A percepção e a missão dos Recursos Humanos hoje representam uma integração maior nos negócios e objetivos da organização. A nova gestão estratégica desse setor remete os profissionais da área à coerência na filosofia e na vivência de trabalho no ambiente empresarial.
A estrutura de cargos é um recurso importante para melhorar o desempenho dos funcionários e focada em obter colaboradores comprometidos; seguindo a teoria de Taylor, principal idealizador da “especialização do trabalho”, afirma-se que “esse deveria ser um estudo científico, subdivido em tarefas”.
Analisando-se as visões dos autores pesquisados para esse trabalho, pode-se citar as mais diversas visões particulares ou mesmo em outros momentos compartilhadas, mas, cada qual com suas experiências e fórmulas amplas e diversas sobre a nova condição do departamento de Recursos humanos.
Na verdade, as definições e teorias que envolveram o departamento de Recursos Humanos nos últimos dez anos, e que continuam a se renovar a cada dia, devem ser chamadas de “novo” planejamento estratégico de Recursos Humanos, pois existe atualmente a preocupação de buscar a excelência na chamada gestão de pessoas:
“Para a área de Recursos Humanos, conquistar seu espaço como business unit, isto é, como uma unidade que também gere lucro para a empresa, os processos de gerenciamento das pessoas deverão ser sempre acompanhados e avaliados...” (Elizenda Orlickas, T & D e a consultoria interna de recursos humanos, 3a edição ABTD, SP, Makron Books, 1999).






2.1 - A importância do setor de Recursos Humanos

A nova percepção sobre a missão da administração dos Recursos Humanos exige que gestores dessa área atualizem-se constantemente, com o objetivo de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, tornando-se cada vez mais capacitados nas diversas áreas dentro da organização.
“Habilidades Técnicas envolvem o uso de conhecimentos especializados e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. As habilidades técnicas estão relacionadas com o saber e como fazer...” (Chiavenato, 2003, p.3).

Um setor de RH estratégico não só capacita, como oferece ferramentas eficientes para uma aplicabilidade de técnicas que visem à qualidade, o processo eficaz e eficiente de uma mão-de-obra produtiva e qualificada.
“Implantar um processo de Consultoria interna de Recursos Humanos significa ter um profissional qualificado adequadamente para fazer o melhor trabalho, visando atender o cliente interno da melhor forma possível com clareza de intenções e no tempo desejado”. (Elizenda Orlickas, T & D e a consultoria interna de recursos humanos, 3a edição ABTD, SP, 1999).

Pode parecer redundante dizer que a transformação no meio coorporativo é constante, mas, de certa forma, a conscientização sobre essa máxima ainda é essencial para que tanto os gestores aperfeiçoem seus conhecimentos como se tornem capazes de produzir células de trabalho que também o façam.
Independentemente do contexto de condução de processos de mudança adotados individualmente, para que sejam sanadas as deficiências ou simplesmente para que sejam atendidas as necessidades da organização como um todo, o importante é que se tenha uma boa coleta de informações e um sistema estratégico desenvolvido adequadamente, onde alinha-se qualidade, comprometimento, ações de conhecimentos e avaliação constantes dos processos ativos. E todos esses processos, juntos, são de fundamental importância para que a organização atinja seus objetivos. O papel do departamento de Recursos Humanos é essencial para o desenvolvendo dessa estratégia.
“O investimento no departamento de Recursos Humanos vale a pena, ele traz para empresa um valor fundamental para o sucesso do nosso negócio, nos ajuda a construir alicerce do bom relacionamento, e, com melhor auto-estima”. (Roberto Justus, Revista Profissional e Negócios, Agosto de 2007 – p 77).

Os gestores de Recursos Humanos sabem que os processos devem ser aplicados de modo a gerar estímulo em seus colaboradores. Contudo, é essencial que se crie uma mentalidade junto aos colaborares para que todos se sintam comprometidos com a organização.
O mercado de trabalho vive um dos seus momentos mais marcantes e, para atender às necessidades coorporativas, cabe ao departamento de Recursos Humanos a preocupação de entender a nova estrutura organizacional que hoje incorpora colaboradores do mundo todo. Com a globalização, o RH passa a ser estratégico não apenas em suas ações como também na capacidade de atender a esses novos colaboradores dentro de suas expectativas e necessidades fazendo com os mesmos produzam mais e melhor.
Outro tema bastante citado dentro das organizações atualmente é o “Crescimento Sustentável” onde a preocupação não é apenas atingir objetivos, mas também como atingi-los. A sustentabilidade não está ligada apenas à reciclagem de profissionais dentro da empresa, mas também à construção de uma consciência do colaborador direcionada para a preservação do meio-ambiente. Algumas empresas já estão trabalhando apoiadas em três fatores convergentes: econômico, social e ambiental - o conhecido bottom line, que está associado a uma negociação permanente entre governo, sociedade e a própria empresa e seu público interno. E mais uma vez cabe ao departamento de Recursos Humanos coletarem dados e viabilizar projetos e propostas para que esse novo conceito seja aplicado dentro da organização e vivenciado de forma consciente por seus gestores e colaboradores.
Nesse sentido, a importância do departamento de Recursos Humanos passa a ser cada vez maior dentro das organizações, deixando definitivamente de lado o caráter apenas burocrático, passando a ser um departamento estratégico e com grande força para ser o start up de novas técnicas e ações estratégicas dentro das organizações.

Nenhum comentário: