Seja Bem Vindo, ao blog RH e T&D

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que sabem
ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender,
reaprender e voltar a aprender.”
Alvin Toffler

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Benefícios e Remuneração

No atual cenário corporativo, podemos ver que as organizações vêm enfrentando turbulências no mercado globalizado, a grande pedida é a reestruturação em face aos desafios. E para que essas mudanças aconteçam e tenham sucesso é necessário que as lideranças dentro das organizações sejam responsáveis pelos resultados operacionais. E para tanto especialistas na área de planejamento estratégico são diretos e coerentes em afirmar que o sucesso de uma empresa começa pela excelência na estratégia de contratar os melhores funcionários e saber retê-los. Em outras palavras, a empresa em vez de garantir a segurança do emprego, ela deverá investir em seus funcionários para que eles possam ser os mais eficientes que puderem, valorizando-os também, desta forma, como profissionais.
Assim é uma realidade, a reforma organizacional e não mudará tão cedo, principalmente para empresas que pensam no futuro e pensar no futuro é uma estratégia que garante excelência, qualidade e respeito de seus clientes internos.
Para isto a implementação de novos procedimentos, o uso das novas tecnologias, as novas visões estratégicas que são criadas e adaptadas à realidade de cada empresa só vem somar ferramentas para que essas transições de reestruturações sejam produtivas e menos traumáticas possíveis para todos dentro das organizações.
As mudanças são constantes, necessárias e dinâmicas. Elas acontecem para que os processos sejam aperfeiçoados; reconhecer, guiar e administrar mudanças inclui reconhecer emoções e reações humanas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças.
Uma das ferramentas usadas dentro das organizações está voltada para a estratégia de saber e entender as necessidades de seus clientes internos, focada nos sistemas de remuneração e salários (remuneração e benefícios).
Por tanto, trabalhando juntos, gestores e funcionários, minimizam preocupações, aumentam os desafios, analisam provisões e problemas e sugerem planos de ações que diminuem a deficiência dos processos, resultando em ações positivas.
Definitivamente a estrutura de remuneração não é apenas uma forma hierarquizada da organização saber quem é quem dentro dela e que valores ou formas corretivas devam ser aplicadas para uma remuneração justa e equilibrada. Estrutura que da forma a remuneração é um recurso extremamente importante para melhorar o desempenho dos funcionários e motivá-los a traçar um plano de carreira, focada em realização profissional e satisfação pessoal, pois sabemos que um funcionário satisfeito produz mais, se produz mais, é mais feliz e se a felicidade faz parte de sua vida profissional certamente terá a sua vida pessoal também mais equilibrada. Pesquisas constataram que a qualidade de vida profissional está sim ligada à qualidade de vida pessoal e o contrário também é verdadeiro.
Focando na esfera da motivação profissional, cada vez mais a organização leva em consideração que sejam identificados em seus colaboradores às potencialidades e habilidades de cada um, aproveitando-as de forma a valorizar a mão de obra já existente dentro da organização como também dos futuros colaboradores. E para que esse mapeamento seja feito e os mesmos sejam eficientes, gestores contam com ferramentas de avaliação e descrição de cargos e salários, onde pode se ver claramente onde a organização está acertando ou errando para atingir seus objetivos.
Enfim, a administração em remuneração, identifica no mercado os valores referentes aos cargos dando equilíbrio e segurança não apenas ao empregador como principalmente ao empregado, pois determina uma remuneração justa e com isso reflete num empregado mais satisfeito.
Importante salientar que os benefícios fazem parte de uma remuneração indireta e estratégica oferecida pelas organizações aos seus colaboradores, sendo assim, não podemos deixar de estudar essa importante ferramenta que dá suporte e complementa qualquer estrutura de remuneração bem elaborada.
Nesse projeto, contemplamos os estudos voltados para benefícios, que agregam e complementam a estrutura de remuneração de uma organização. Os benefícios legais e espontâneos serão mostrados, porém com ênfase maior em benefícios espontâneos, o qual se apresenta sugestões de implementações para a empresa estudada.
Sobre o tema pesquisado para esse projeto, Remuneração e Benefícios percebeu-se necessário o entendimento sobre como avaliar cargos e salários entre outros fatores que antecedem a formação e criação de uma estrutura de Remuneração e Benefícios com o objetivo de atrair e reter os melhores talentos.
O desenvolvimento dessa importante “pesquisa” viabiliza na essência o assessoramento de Gestão de RH - adequados à empresa estudada, permitindo oferecer as mais diversas ações, dentro de diretrizes emanadas pela excelência de uma empresa, que se preocupa não apenas com o resultado positivo financeiro, mas que busca a satisfação do seu cliente interno e externo.

Com a finalização das pesquisas, a proposta apresentada leva em consideração erros comuns já ocorridos em outras empresas com perfil semelhante, causando “perda” de tempo, custo elevado, e mão-de-obra não qualificada ou incorreta para os cargos que deverão ser ocupados e que deverão produzir imediatamente a contratação.
Focada na avaliação por pontos, apresenta-se estudo resumido das vantagens desse sistema que vem agregar economia e agilidade dentro das organizações.

Nenhum comentário: